O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (11) e reuniu mais de 90 servidoras de toda a instituição.
Seja nas ruas ou atrás do computador, a mulher tem uma presença essencial na segurança pública, quebrando barreiras e transformando a área com sua sensibilidade e competência. Em reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) , através da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), promoveu, na manhã desta terça-feira, 11, uma homenagem à 21 servidores do Sistema Estadual de Segurança Pública, pela dedicação, empenho e destaque nas ações desenvolvidas pelo bem da Segurança Pública do Estado. O evento foi realizado no plenário da Segup, e contou com palestras sobre saúde e cuidados mentais, além de um momento de relaxamento e cuidados com a beleza especialmente para elas.
Conciliar a rotina de trabalho com a de mãe, esposa, dona de casa e estudos é um desafio diário para muitas mulheres na segurança pública, que enfrentam jornadas duplas e até triplas. No entanto, é justamente em reconhecimento a tanta dedicação que a Segup deu destaque à 21, das dezenas de mulheres que atuam em missões operacionais e administrativas no âmbito da Segurança Pública.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, falou sobre a atuação das mulheres e a importância em ressaltar as conquistas da Mulher, em especial, as que trabalham na área da segurança.
“Hoje é um dia muito especial, em que destacamos 21 das dezenas de mulheres que contribuem para que a segurança pública se desenvolva. Sabemos que os desafios são muitos e reconhecemos os esforços empreendidos por estas mulheres que já atuam há muitos anos com assuntos tão delicados em uma rotina muito intensa. Selecionamos algumas dessas mulheres que em nome de todas as demais fazem a diferença no nosso dia a dia e no trabalho da segurança pública do pará”, disse o titular da Segup.
Ariane Melo, Diretora da DPS, destacou a relevância e importância de promover momentos como esse que fomentam a discussão do papel da mulher na sociedade e no campo profissional.
“Hoje é um dia para refletirmos sobre as garantias de direitos, como nós estamos inseridas na sociedade e como podemos comemorar nossas conquistas até aqui. Hoje ressaltamos muito mais que nossos feitos no trabalho, mas também a valorização do desafio diário que a mulher que está inserida no setor da segurança vive e trabalha nosso autocuidado através das palestras aqui desenvolvidas.” Completou a delegada..
Homenagem - Ao todo, 21 servidoras de diversos departamentos e áreas da Segurança pública foram homenageadas com a entrega de certificados, reconhecendo seu tempo de serviço e contribuições. A ação reforça o compromisso da instituição em valorizar o papel da mulher na segurança pública. Com isso, a Segup destaca o impacto transformador das mulheres na construção de uma sociedade mais segura.
A servidora Beatriz Baia, há dez anos atuando na Segup, destaca os desafios e aprendizados vividos ao longo de sua experiência profissional na Secretaria.
“Me sinto honrada em receber a homenagem pelos anos de serviço prestado, e por ser mulher em um ambiente predominantemente masculino, é claro que tem seus desafios diários, mas acredito que não só eu como todas as outras que atuam, sejam servidoras, militares ou delegadas é sempre um aprendizado saber se posicionar em todos os momentos do nosso dia a dia.” disse.
Texto de Rubens Alves com supervisão de Walena Lopes.