SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), promoveu na manhã desta sexta-feira (07) uma homenagem a servidoras com entrega de certificados de honraria  em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A organização, que conta com 115 colaboradores, sendo 2 mulheres e mais 3 cooperadoras terceirizadas, tem como marca histórica a presença da primeira piloto de avião, e primeira piloto de helicóptero da história da instituição.

Ao longo dos anos, as mulheres vêm enfrentando estereótipos e superado obstáculos para conquistar seu espaço, uma luta diária e de responsabilidade coletiva, que contribui para a promoção de um espaço mais igualitário. Na área da aviação, não é diferente, o Graesp vem investindo na valorização e promoção de oportunidades para que mais mulheres possam conhecer a área, como frisou a servidora Layra Reis, do controle técnico de manutenção de aeronaves.

“Com mais de 10 anos de aviação na área de Controle Técnico de Aeronaves, acho extremamente gratificante o reconhecimento profissional e a promoção desses eventos em comemoração ao dia das mulheres, para instigar e até divulgar algumas áreas menos conhecidas na aviação, onde atuam mulheres e principalmente, por ainda sermos minoria. Espero participar e promover cada vez mais eventos desses tipos, e que, mais e mais mulheres adentrem esse universo que é apaixonante e desafiador”, apontou.

Valorizar e fomentar que cada vez mais mulheres possam ter acesso a oportunidades igualitárias e possam se sentir valorizadas em seus cargos é um dever para a construção de um ambiente de trabalho digno, e uma sociedade mais justa. A servidora Cybelle Mota, piloto do Grupamento, contou sobre como é a lida diária de equilibrar suas múltiplas tarefas com o trabalho.

“Quando falamos de direitos iguais, também falamos de condições iguais, pois quando se trabalha em um lugar que a carga de trabalho é muito forte, ser lembrada e valorizada em datas como essa nos dá mais força para continuarmos em busca de melhorias e acreditar que cada vez mais mulheres possam chegar onde estamos, conciliar a rotina de mãe e esposa com o trabalho nem sempre é fácil, mas estar aqui representa ser símbolo para as próximas que também almejam chegar ainda mais longe”, completou.

Para o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves, o evento serviu não apenas para celebrar as conquistas individuais, mas também para destacar a valiosa contribuição das mulheres para o sucesso da instituição. “A participação feminina no Graesp, marcada por pioneirismo e excelência, demonstra o compromisso da unidade com a igualdade de gênero e a valorização da diversidade.  O sucesso desta comemoração reflete o espírito de união e reconhecimento mútuo que fortalece nossa equipe e impulsiona nosso trabalho em prol da segurança pública”, destacou.

Grupamento Aéreo - Atualmente, o Graesp opera com 14 aeronaves, incluindo oito helicópteros e seis aviões, e até novembro de 2024, a unidade havia realizado mais de 3.500 voos, dos quais mais de 700 foram dedicados ao combate a crimes ambientais, sendo pilar essencial na resposta a várias demandas urgentes do Estado.

Texto: Rubens Alves (Ascom/Segup)