O Estado do Pará segue o trilho das reduções nos indicadores de criminalidade, apresentando redução de 40,8% nas Mortes Violentas Intencionais (MVI) se comparado os anos de 2021 e 2018, que computaram 2.881 e 4.720 casos, representando a preservação de aproximadamente 4.906 vidas em todo o estado, segundo aponta os dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira (25).
Na análise estão contabilizados o número de crimes de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, além de mortes em decorrência de intervençoes policiais. O Pará, também apresenta redução significativa especificamente no número de latrocínios (roubo seguido de morte) com queda de 48,6%, entre os anos de 2021 e 2018, que computaram 202 e 107 casos, respectivamente. Seguido da queda de homicídios dolosos, com redução de 44,3%, comparando o mesmo período.
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as ações desenvolvidas de forma estratégica pelo Sistema de segurança Pública e Defesa Social (Sieds) com o objetivo de reduzir os indicadores criminalidade e garantir a segurança da população no Estado, é uma das metas que tem sido alcançadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) na atual gestão.
“Os resultados de todos os nossos esforços empregados em ações são refletidos nos indicadores de criminalidade com a preservação de 4.906 vidas, como aponta a pesquisa nacional. Os números em queda representam um avanço significativo das reduções alcançadas nos últimos três anos e meio. Além disso, no último estudo divulgado em junho, Belém também configurou como a capital menos violenta das regiões norte e nordeste do Brasil, visto que todas as outras cidades com índices menores estão em outras regiões. Portanto, todos os resultados que estamos apresentando demonstram a acertiva nas ações realizadas e que estamos no caminho certo, mas também a consciência de que, precisamos continuar avançando semanalmente e tenhamos resultados ainda mais positivos do que os já alcançados", Afirmou Ualame Machado.
Crimes contra o Patrimônio em queda
Outro indicador, que apresentou redução expressiva em todo o estado, foram os casos de furtos e roubos de veículos, que tiveram queda de 57,3% em 2021 se comparado ao ano de 2018, que registraram 11.102 e 5.546 casos. Ainda relacionado à preservação da vida humana, outro crime que apresentou redução significativa em 2021, foi o indicador do número de policiais mortos em confronto – em serviço e fora de serviço – cuja queda foi de 61,1%, na pratica, aproximadamente, 65 policiais tiveram suas vidas preservadas no período de 2019 a 2021.
Delitos contra à mulher
Os número de crimes cometidos contra as mulheres também apresentou redução significativa, a exemplo de homicídios cometidos contra elas, que teve queda de 45,3%, isso significa que em 2021, houve, praticamente, redução pela metade na quantidade de mulheres mortas no Estado do Pará, em relação a 2018, já que em números absolutos foram computados 324 casos em 2018 e 183 em 2021.
"Além dos dados gerais divulgados no Anuário da Segurança Pública tivemos também dados específicos como por exemplo crimes contra o patrimônio, em especial de roubo de veículos, que ultrapassa 57% redução quando os comparados 2021 com 2018, e esse dado também corrobora uma pesquisa já divulgada ainda em 2022, a qual colocou o Pará como o estado mais seguro pra se ter um veículo no Brasil, portanto isso só ratifica o que já vinha sendo construído ao longo dos últimos três anos e meio, assim como também os delitos contra as mulheres, à exemplo do homicídio contra a mulher que também tivemos uma redução significativa de 45,3%, o que reforça as referendo as ações que estão sendo desenvolvidas nesta área pelos órgãos de segurança pública do estado", concluiu o titular da Segup.
Texto: Roberta Meireles (Ascom/Segup)