A construção de uma cultura de paz passa pela participação efetiva da comunidade nas políticas públicas direcionadas aos locais onde vivem. Nesta quarta-feira (12), a comunidade do Bairro da Terra Firme, em Belém, participou da entrega do novo prédio da UIPP (Unidade Integrada Pro Paz) Terra Firme, após ampla reforma, resultado de um investimento de R$ 112.899,57. A revitalização do espaço incluiu a compra de mobiliário.
A UIPP Terra Firme foi inaugurada em 2011 para integrar políticas públicas de segurança e a comunidade, a partir do fortalecimento dos laços familiares e do envolvimento direto dos moradores, em um espaço de protagonismo de crianças, jovens e seus familiares, contribuindo para a construção coletiva da cultura de paz e, consequentemente, para a redução da violência.
“O que a gente vê, sete anos após a inauguração da unidade, é um sentimento de pertencimento da comunidade com o espaço. Quando a unidade foi entregue, em 2011, a população não sabia bem como utilizar o espaço, e nós construímos junto com as pessoas do bairro. Isso fez com que a população participasse ativamente das atividades de arte, esporte, cultura e lazer que acontecem aqui diariamente”, ressalta a presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman.
Laísce Rodrigues, 18 anos, integrante do grupo de jiu-jitsu que treina na quadra da UIPP, frequenta o espaço há um ano e garante que as atividades esportivas são essenciais para sua formação. “Esse espaço é muito importante para nossa comunidade. Aqui a gente vê crianças, adultos, idosos, pessoas que estavam ociosas em casa, sempre desenvolvendo uma atividade, aprendendo algo novo. Isso faz diferença”, afirma.
A dona de casa Maria Nina Araújo, 61 anos, faz parte de um grupo de mães que aproveitou a reabertura da Unidade para expor peças de artesanato. A capacitação nessa área foi oferecida pela Fundação Pro Paz e pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) para famílias atendidas na UIPP. “Fizemos este curso de doces e cartilagem, trabalho artesanal feito com papel, e agora estamos nos unindo para formar uma cooperativa ou associação e começar a vender nossos produtos. A UIPP mudou nossa comunidade. A gente se sente mais segura e sempre há uma atividade para nossas famílias”, diz Maria Nina Araújo.
Serviço: As atividades na UIPP são destinadas a crianças de 8 a 13 anos, e são realizadas pela manhã. São oferecidas aulas de futsal, basquete e informática, inicialmente. Para matricular as crianças basta ir à UIPP, localizada na Avenida Celso Malcher, s/n, Terra Firme, levando declaração escolar, declaração médica, cópia da certidão de nascimento, foto 3x4, cópia do RG do responsável e comprovante de residência.
Por Nathalia Petta