SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

Policiamento reforçado nas praias e vias, monitoramento e prontidão do Corpo de Bombeiros, fiscalizações de trânsito estão entre as ações reforçadas em Salinópolis

As ações da Operação Verão 2025, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os Órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, são intensificadas para garantir a ordem pública e um lazer tranquilo no último final de semana do mês de julho em uma das localidades mais procuradas no verão amazônico, Salinópolis, no nordeste paraense. 

Segundo Ualame Machado, titular da Segup, o estado por meio do sistema de segurança segue com o compromisso em garantir a tranquilidade durante o verão amazônico como em todos os períodos do ano. “Sabemos que os últimos finais de semana de julho, normalmente são os de maior fluxo de pessoas nas praias e balneários e isso demanda um planejamento dos órgãos de segurança para que a população possa aproveitar até o final do período de férias com segurança. Portanto, nossas ações seguirão até o primeiro final de semana de agosto, que é quando o fluxo de veranistas já reduz, garantindo assim a ordem e um lazer seguro em todas as regiões do estado, assim como em Salinas que é uma das localidades mais movimentadas nesse período”, disse o secretário.

Neste sábado (26), as ações tiveram início às 5h30, com fiscalização referente a presença de sons automotivos e carretinhas na faixa de areia das praias do Atalaia e Farol Velho. 

Durante a operação integrada, os proprietários que ainda permaneciam com veículos na faixa de areia após as 6h, foram orientados a se retirarem, garantindo assim o cumprimento da ordem judicial que proíbe a permanência dos mesmos no local entre 6h e 18h. 

Outras ações seguem durante o dia, com fiscalizações específicas nas atribuições de cada órgão, assim como as fiscalizações integradas nas vias, estabelecimentos e nas praias. A venda e uso de linhas cortantes para empinar pipas, o uso de garrafas de vidro na faixa de areia e a condução de veículos alcoolizados estão entre as práticas monitoradas e fiscalizadas na continuamente nas fiscalizações que ocorrem após o briefing no Centro Integrado de Comando e Controle instalado na praia do Atalaia.

Prevenção e salvamento 

Os militares do Corpo de Bombeiros do Pará seguem com ações de prevenção e salvamento por meio do 13° Grupamento Bombeiro Militar, garantindo mais segurança para a população nas praias, rodovias, estabelecimentos comerciais e rede hoteleira da cidade.

Segundo o Comandante do 13º GBM, Major Rodrigo Martins do Vale, o trabalho da corporação tem se destacado principalmente no mês de julho não apenas pelo atendimento emergencial, mas pelo caráter educativo e preventivo. 

"Estamos atuando com foco na prevenção. Realizamos vistorias técnicas em bares, restaurantes, hotéis e casas de show, além de promover orientações sobre primeiros socorros. Também mantemos diálogo constante com representantes da sociedade civil e autoridades locais em reuniões de governança, para alinhar estratégias e fortalecer a proteção à população", destacou o comandante.

Nas praias da Atalaia, Maçarico, Corvina, Farol Velho e Espadarte, os guarda-vidas do CBMPA têm atuado de forma preventiva e estratégica, com pontos de observação, sinalização de áreas de risco e orientação direta aos banhistas. As principais ocorrências atendidas pela corporação foram acidentes com animais marinhos (como peixes e águas vivas), seguidos por atendimentos pré-hospitalares causados por objetos cortantes na areia e, em terceiro lugar, casos de crianças perdidas. 

Para prevenir essas situações, o CBMPA orienta:

●Evite caminhar em áreas rasas onde há maior chance de encontro com animais marinhos ou jogar alimentos no mar, pois pode atraí-los;

●Observe sempre as sinalizações e orientações dos guarda-vidas;

●Use pulseiras de identificação nas crianças, com nome e telefone de contato dos responsáveis;

●Mantenha objetos cortantes e recipientes de vidro longe da areia, reduzindo o risco de ferimentos;

●Procure se informar sobre os pontos de apoio do Corpo de Bombeiros ao chegar à praia.

O Major Rodrigo acrescenta ainda: “A atuação integrada com instituições locais e a população demonstra o compromisso do Corpo de Bombeiros com a missão de proteger vidas e promover um verão mais seguro e tranquilo em Salinópolis.”

Para a professora Tânia Neves, que aproveitou a ação dos militares da Defesa Civil para fazer a identificação dos filhos com pulseiras, a ação é muito importante. “Nós estamos dando toda atenção a eles que estão brincando bem ao lado da mesa que estamos, só vão até a água junto com a gente, mas ainda assim colocamos as pulseiras de identificação, pois caso a gente perca eles de vista em algum momento, vão conseguir nos acionar pela identificação. Então parabéns aos bombeiros pelo trabalho e por nos orientarem também”, disse Tânia que aproveita o último final de semana de julho com a família na praia do Atalaia. 

Operação Verão 2025 

Uma das maiores operações do Sistema de Segurança, a Operação Verão teve início no dia 28 de Junho e segue até 4 de agosto, com a atuação de mais de 9 mil agentes, com reforço em 50 localidades paraenses.

Integram as ações servidores da Segup, Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Seap, além de órgãos estaduais como a Artran, Adepará, Ideflor-Bio, e ainda Guardas Municipais, órgãos municipais e federais de segurança e trânsito e Capitânia dos Portos.    

Texto: Roberta Meireles

Foto: Divulgação